top of page

Pé de atleta corredor

Os pés são estruturas complexas e chegam a suportar até 9-10 vezes o peso corporal durante uma corrida. Mudança de calçado, mudança de piso (superfície) e aumentos excessivos no volume/intensidade dos treinos podem predispor o corredor à lesões. As lesões mais comuns e seus respectivos quadros clínicos estão descritos a seguir:
 

LESÕES NO “RETRO-PÉ” (parte posterior)
 

  • FASCEÍTE PLANTAR: uma das principais causas de dor no calcanhar. Além de mudanças nos treinos, nos calçados e no piso (exemplo: “antes corria na grama e agora só corro no asfalto”) o ganho de peso pode predispor à esta lesão. O sintoma principal é dor na face inferior do calcanhar (em contato com o chão) e pode se estender para o arco do pé. A dor pode piorar pela manhã (primeiro passo do dia) ou após longos períodos sentado. Nos quadros mais agudos a dor pode se exacerbar durante a corrida ou até mesmo durante caminhadas.
     

  • “BURSITE RETROCALCÂNEA”:  conhecida também como “tendinite de aquiles”, ocorre no calcâneo posterior e nesta sede várias são as estruturas que podem gerar dor; como por exemplo, o tendão calcâneo ou as bursas (que funcionam como amortecedores entre o tendão e a pele e entre o tendão e o osso calcâneo). A dor é o principal sintoma e pode ser exacerbada por caminhadas e corridas. Em mulheres pode estar associadas com uso excessivo de sapatos com “salto alto” e em crianças pode surgir no início de uma nova temporada.
     

LESÕES NO “MÉDIO-PÉ”

  • TENDINOPATIA DO TIBIAL POSTERIOR: a dor está localizada no maléolo medial (tornozelo parte interna). A pisada dita “pronada” predispõe à esta lesão, principalmente em longos treinos e com calçados inadequados.

  • FRATURA POR ESTRESSE: nesta região o osso escafóide e a base do quinto metatarso costumam ser as sedes das fraturas. Fraturas que normalmente ocorrem pelo uso excessivo e também estão associadas à mudança da superfície. Além da dor pode estar presente um pequeno edema.
     

LESÕES “ANTE-PÉ”

  • NEUROMA INTERDIGITAL: conhecido também com Neuroma de Morton. Normalmente localizados entre terceiro e quarto dedos ou segundo e terceiro. A queixa principal é dor e frequentemente está associada com parestesia (“formigamento”) ou queimação. O uso de calçados estreitos e de “salto alto” podem exacerbar os sintomas.

  • METATARSALGIA: os metatarsos são os ossos longos dos pés e a dor, principalmente quando localizada na cabeça destes (parte mais anterior) é conhecida como Metatarsalgia. Está associada também ao uso de calçados inadequados e caracteristicamente a dor se localiza na região plantar do pé. Caminhadas podem exacerbar o quadro de dor.

  • HEMATOMA UNGUEAL: os hematomas nas unhas costumam ter boa resolução. Estão associadas ao uso de calçados apertados e corrida em declive (descida), além do gesto esportivo errado, como por exemplo, correr com os dedos dos pés em flexão dorsal pressionados contra a parte superior do calçado.
     

A escolha do calçado ideal ou até mesmo de palmilhas especiais podem ajudar o paciente-atleta a evitar essas lesões e, em alguns casos, até mesmo à tratá-las, porém deve ser sempre orientado por um profissional gabaritado. Procure seu Médico do Esporte e boa corrida!!!

Posts relacionados

Design sem nome (11).png
bottom of page