top of page

Senso comum e divulgado aos quatro cantos que a atividade física faz bem, mas foi pensando em comprovar esta assertiva que, em 1987, o Prof. Dr. Jonathan Myers iniciou seu trabalho intitulado “Capacidade física e mortalidade entre homens que realizaram o teste ergométrico” (Exercise Capacity and mortality among men referred for exercise testing). E foi assim que o Prof. Myers deu números concretos a essa informação que todos aqueles que trabalham com saúde devem não apenas saber com também disseminar aos pacientes.
 

Então vamos aos dados:
 

Neste trabalho foram estudados mais de 6.200 homens encaminhados ao teste de esforço (ou ergométrico), os quais foram divididos em 2 grupos: COM e SEM cardiopatia, sendo  considerados cardiopatas aqueles com coronariopatia comprovada, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca congestiva. Esses pacientes foram divididos uma segunda vez, agora de acordo com sua capacidade física, e acompanhados por mais de 10 anos com o intuito de verificar qual o risco relativo de morte nos diferentes grupos (entre outras informações as quais todos poderão ter acesso no artigo na integra em http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa011858).

grafico-marcado-768x431.jpg

No gráfico podemos observar que os grupos COM cardiopatia (barras brancas) e SEM cardiopatia (barras negras) foram divididos de acordo com sua capacidade física, levando em consideração os MET* alcançados durante o teste de esforço.
 

Ao focar nossa atenção nos grupos 1 e 5 (destacados em vermelho) podemos perceber que o risco relativo de morte entre os indivíduos COM e SEM cardiopatia não difere tanto naqueles com baixa capacidade física (grupo 1) como naqueles com alta capacidade física (grupo 5), porém se compararmos o grupo SEM CARDIOPATIA mas com BAIXA capacidade física (grupo 1 – barra negra) e o grupo COM CARDIOPATIA mas ALTA capacidade física (grupo 5 – barra branca) veremos que o risco relativo de morte é cerca de 4x maior nos indivíduos SAUDÁVEIS-SEDENTÁRIOS do que naqueles CARDIOPATAS-ATIVOS.

Trazendo, enfim, à tona a informação que eu gostaria de deixar não só para meus colegas, profissionais da saúde, mas também para meus pacientes: SER SEDENTÁRIO MATA MAIS DO QUE DOENÇA DO CORAÇÃO, portanto se o seu Teste Ergométrico foi normal mas sua CAPACIDADE FÍSICA foi baixa…CUIDADO!!! Procure seu médico e, de forma saudável e segura, mude seu estilo de vida. Mais do que nunca ATIVIDADE FÍSICA É VIDA! Um bom recomeço a todos!!!
 

*MET é uma sigla que significa equivalente metabólico de trabalho. Um (01) MET é igual ao consumo de energia em repouso. Dois (02) MET significa que uma atividade gasta 2 vezes mais energia em relação ao gasto no repouso. Alguns exemplos de gasto energético são: caminhar lentamente à 4 Km/h gastam o equivalente a 4 MET, correr à 8 km/h equivalem a 8 MET, tomar banho 3 MET, limpar janelas 3 a 5 MET, subir escada em velocidade moderada 7 a 9 MET, etc.

Posts relacionados

Design sem nome (11).png
bottom of page